Angop | |
Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha | |
Luanda – O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, disse hoje, em Luanda, que a governação electrónica vai conferir outra plenitude à participação dos cidadãos na vida social e diminuir a pobreza no seio da mesma.
José Carvalho da Rocha fez esta apreciação quando dissertava na abertura da Conferência sobre Governação Electrónica e Rede Privada do Estado em Angola (e-Gov).
Segundo o governante, o encontro serve, entre outras questões, para avaliar os trabalhos desenvolvidos pela equipa de coordenação do Projecto de Governação Electrónica aprovado pelo Governo em 2010, visando dar resposta à necessidade de estabelecer novos moldes de relacionamento entre os governantes e os governados.
Deste modo, realçou, vai se conferir outra plenitude à participação na vida social, educativa, económica e política do país.
“Como as experiências demonstram o governo electrónico, é nesta era das tecnologias de informação e comunicação o instrumento mais adequado para a colocação dos serviços públicos ao alcance dos cidadãos em qualquer lugar e momento”, explicou.
Para si, este instrumento proporcionará uma prestação de serviços de forma eficaz, eficiente e menos dispendiosa, podendo deste modo transformar-se num instrumento poderoso no combate à pobreza e para a realização dos objectivos do milénio.
Neste tipo de governação, o elemento chave continua e continuará a ser a governação efectiva, sendo a electrónica o meio de facilitação e neste momento todos têm a oportunidade de avaliar o que já foi feito, os constrangimentos e como se adoptar um novo ritmo para a implementação deste projecto.
“Temos consciência que o e-Gov implicará uma nova forma de estar na administração pública, o que levará a um amplo programa de formação a todos os utilizadores para que efectivamente se possa tirar os benefícios das tecnologias que serão implementadas em toda administração central e local do Estado”, disse.
Considera ser importante que todos tenham a ousadia e a determinação de se criar as condições que permitam a solidificação da nova era da sociedade do conhecimento, a fim de que se possa usufruir de um futuro mais desenvolvido.
O e-Gov foi realizado em simultâneo através de vídeo-conferência com os Ministérios do Planeamento, das Telecomunicações eTecnologias de Informação, o Centro Nacional de Tecnologias de Informação (CNTI) e o Hotel de Convenções de Talatona (HTCA), local de realização do evento.
Sem comentários:
Enviar um comentário